• Atendimento ao Cliente (15) 3227 2728
  • comercial@mecanicawilson.com.br
troca de óleo - mecânica Wilson
21
mar

O óleo do carro é muito importante para aumentar a vida útil do motor. O lubrificante pode ser comparado ao sangue que corre nas nossas veias. Se algo não vai bem, nós perecemos. Com o veículo também é assim. Por que então é indispensável fazer a troca de óleo? Leia este artigo até o final e saiba o motivo.

Você precisa saber que o óleo do carro tem quatro funções primordiais:

  • lubrificar as partes do motor
  • funcionar como um agente de vedação
  • manter a temperatura do motor
  • limpar o motor, eliminando as impurezas

 

Por isso, não caia em armadilhas. Troque em vez de completar. Substitua o filtro de óleo com frequência. Siga a recomendação do manual do fabricante do veículo. E, por último, não deixe seu carro nas mãos de qualquer pessoa só porque ela faz um serviço mais em conta. Procure serviços de manutenção adequados.

troca de óleo - mecânica Wilson

Agora que você já sabe a importância da troca de óleo, vamos ver as formas de substituição e os tipos de óleo que existem.

Pra que serve o óleo do carro e quais tipos existem?

O óleo foi criado para lubrificar as engrenagens do motor. Ele reduz o atrito e o calor entre as peças, evitando o desgaste precoce. Portanto, o óleo “limpa, lubrifica e refrigera” o motor, retirando as impurezas geradas na combustão.

Existem três tipos de óleo disponível em automecânica:

  • mineral: resultado do refinamento do petróleo
  • sintético: criado a partir de processos químicos
  • semi-sintético: mistura as qualidades dos dois anteriores

 

Sabe aquelas letrinhas e números das embalagens? Elas têm um significado. O número antes da letra W indica a viscosidade, a temperatura ambiente e o outro número informa a viscosidade com o motor quente. Ex. 5W30 , o 5 é a viscosidade antes do funcionamento do motor e o 30 a viscosidade com o motor em funcionamento.

Veja as formas de realizar a troca de óleo do veículo

As oficinas especializadas têm duas formas para a troca de óleo:

  • por esgotamento
  • a vácuo

 

A primeira é a mais tradicional. O óleo é esgotado por gravidade com o motor frio. O líquido é reposto e os demais ajustes são feitos. O procedimento leva em torno de 20 minutos.

Enquanto isso, na troca de óleo a vácuo ou por sucção, o óleo é sugado por uma sonda com o motor quente. A reposição leva em torno de cinco minutos. A rapidez é uma das vantagens.

Por que trocar o óleo periodicamente é indispensável?

Você deve seguir o manual para saber de quanto em quanto tempo realizar a troca de óleo e o tipo recomendado para o seu automóvel.

Normalmente, a substituição é realizada a cada 5 mil ou 10 mil quilômetros rodados. A verificação do nível de óleo deve ser feita pelo menos uma vez por mês.

Trocando o óleo com a frequência recomendada pelo fabricante você garante maior desempenho e o aumento da vida útil do motor do seu veículo.

A não substituição pode acarretar no desgaste das peças do motor e na redução do desempenho. A consequência mais temida de todas é a fundição do motor. Dependendo do modelo do automóvel, a desatenção pode sair muito cara.

Por todos esses motivos, é indispensável você procurar uma oficina especializada como a Mecânica Wilson que tem mais de 30 anos de tradição no mercado.

E então, você quer ficar por dentro das notícias sobre a manutenção do seu carro? Mande seu número em nosso WhatsApp e te manteremos informado!



Tags: , ,